A Guarda Municipal de Parnamirim iniciou nesta segunda-feira (5) mais um curso de qualificação de seus agentes, dessa vez em armamento e tiro. A aula inaugural ocorreu no Auditório Clênio José, Centro Administrativo da Prefeitura de Parnamirim. A capacitação será o passo determinante para a aquisição do porte de armas por parte dos servidores municipais.
Depois da criação da Guarda Municipal, ocorrida há cerca de três anos, uma das prioridades da Prefeitura de Parnamirim tem sido o aperfeiçoamento dos servidores. Além do fortalecimento da Guarda através da nova sede, novas viaturas e do órgão público ter sido contemplado com dois grupamentos especializados – patrulhas Ambiental e Maria da Penha -, a qualificação para o porte de arma é mais uma iniciativa do executivo municipal que se soma à atuação dos agentes para a melhoria da segurança pública na cidade.
O curso de armamento e tiro terá dois meses de duração, período no qual cada agente poderá executar cerca de 280 disparos de pistola, e será ministrado por um renomado órgão de segurança pública do Rio Grande do Norte, a Academia Penal da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap).
O chefe da pasta da Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana de Parnamirim, Cel. Marcondes Pinheiro, apresentou os índices de homicídio do município – em queda – e enalteceu a atuação da Guarda Municipal como importante colaboradora no município para essa redução.
O secretário da Polícia Penal, Dr. Pedro Florêncio, disse que Parnamirim, com o atual modelo de implantação e fortalecimento de sua Guarda Municipal, tem muito a ensinar ao Rio Grande do Norte e a todos os seus municípios no quesito segurança. Florêncio ainda pontuou que a educação no sistema prisional é tão importante quanto as demais vertentes do tema, combatendo tanto os índices criminais quanto os de reincidência.
O curso será realizado graças a um termo de cooperação técnica entre a Seap e a Prefeitura de Parnamirim. A qualificação de servidores é uma preocupação do executivo, vide as constantes capacitações da Guarda Municipal, por exemplo, contribuindo para uma maior efetividade da segurança parnamirinense.
A capacitação será teórica e prática e deve cumprir as exigências da Polícia Federal para a concessão do porte de armas aos agentes da Guarda Municipal. Farão parte da grade de conteúdos o estudo de técnicas de defesa pessoal, combate a incêndios e cerca de 100h de tiro com pistola. A Guarda Municipal deve ser dividida em 3 turmas para que as atividades rotineiras de patrulha, por exemplo, não sejam afetadas.