O sinal do 5G, nova tecnologia de internet móvel, será ativado em Natal nesta segunda-feira (5) em 17 dos 36 bairros da capital. Em dois deles, Lagoa Nova e Tirol, a cobertura será disponibilizada pelas operadoras TIM, Vivo e Claro, vencedoras do Leilão realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no ano passado. Em outros dois, Petrópolis e Alecrim, pela TIM e Claro; já em Ponta Negra e Lagoa Seca o sinal chegará por meio da TIM e Vivo. Em outros nove bairros, a TIM será a única a liberar o 5G, nessa etapa inicial da ativação.
A Claro confirmou o lançamento da tecnologia, mas só informou os locais da cobertura de seu serviço na sexta-feira (2). A operadora irá disponibilizar, nessa primeira etapa, a tecnologia para sete bairros de Natal. Desse total, somente dois locais (Cidade Alta e Ribeira) terão a cobertura exclusiva da operadora. A Vivo disponibilizará o sinal para quatro bairros e a TIM para 15. A lista dos bairros atendidos, por operadora, estão no final dessa matéria, conforme informado pelas empresas.
A expectativa, agora, é com a ampliação do raio de cobertura. Pelas normas da Anatel, as prestadoras têm até o dia 28 de novembro para concluir a estrutura total da capital para ativação do serviço. As operadoras responsáveis pelo serviço, Claro, TIM e Vivo, expuseram à TRIBUNA DO NORTE suas expectativas quanto à implementação da tecnologia no RN e sua expansão no decorrer nos próximos meses.
Das capitais do Nordeste, vão receber o 5G a partir desta segunda-feira Natal, Recife e Fortaleza. A ordem foi definida pela Anatel. “A gente já vinha planejando isso há um tempo, mas a gente está seguindo o cronograma de cidades pela Anatel”, esclareceu o diretor regional da Claro, André Peixoto. Já possuem estações dessa tecnologia em operação as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.
A liberação oficial para ativação de estações com a tecnologia de 5G foi aprovada na quinta-feira (1º), pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A quinta geração de internet móvel já é oferecida por algumas operadoras, porém, é utilizada em frequências de 4G e antenas 5G, não se caracterizando como 5G puro. A nova ferramenta oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. Além disso, o sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados. “Quanto mais velocidade, menor latência na transmissão, assim você consegue fazer mais aplicações, consegue entregar mais conteúdo, consegue proporcionar melhores experiências e é isso que o 5G na prática vai fazer”, afirmou André Peixoto.
Com a chegada do 5G, Natal estará no mapa do avanço tecnológico. No total, com a finalização desta etapa, que tem o prazo máximo até 28 de novembro, haverá, no mínimo, 33 estações operando a internet de quinta geração na capital. Com isso, afirma o diretor, “a nova ferramenta irá trazer melhorias para os setores de indústria, agronegócio, saúde, varejo, finanças e cidades inteligentes”.