As mulheres têm sido diariamente alvo de muitos assédios e abusos, sejam eles na rua, no transporte público ou em outros lugares. De acordo com o último relatório do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram registrados mais de 50 mil casos de violência sexual no país e, destes, 81,8% tiveram mulheres como alvo principal.
Outro dado chocante do estudo revela que a cada 11 minutos uma mulher é vítima de estupro no Brasil. Estas estatísticas alarmantes têm gerado o crescimento do público feminino em aulas de Artes Marciais, ficando evidente a importância de aprenderem a forma correta de autodefesa.
E a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos realizará no próximo sábado. dia 17, o I Encontro de Defesa Pessoal para Mulheres na academia Checkmat com o professor Carlos Souza, na rua Sargento Norberto Marques 999, no primeiro andar do prédio da Trampolim Veículos, no Centro, a partir das 9h.
São numerosos os benefícios da Defesa Pessoal Feminina, mas podemos destacar o aumento da segurança, melhora da autoestima como os mais facilmente observados. Também trabalham a parte de concentração, disciplina, agilidade, coordenação motora, alongamento, autoconfiança e equilíbrio, entre outros.
As técnicas de defesa pessoal, se iniciam antes mesmo de movimentações físicas ou menções a ataques, consistem desde analisar o meio em que se encontra, visualizar os indivíduos à sua volta, olhares, reações e demonstram más intenções até a reação física em si.
Durante as aulas de defesa pessoal as mulheres aprendem como agir em situações perigosas e como prestarem atenção nos sinais de possíveis ataques.
A prática das lutas também ajuda na agilidade, força, reflexo, resistência, raciocínio rápido, melhora também a autoconfiança e autocontrole.