A Base Aérea de Natal comemorou, em cerimônia militar, seus 81 anos de história nesta segunda-feira (7). Durante a cerimônia, foram entregues os títulos de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira e as Medalhas Militares de Tempo de Serviço.
Foram agraciados, o nosso secretário-chefe do Gabinete Civil, Homero Grec, o secretário de Obras, Albert Josuá Neto, a secretária adjunta da Selim, Rose Paiva e o secretário adjunto de serviços da Semsur, Keble Danta.
A Base Aérea foi ativada em 7 de agosto de 1942. Em novembro do mesmo ano, passam a operar duas bases aéreas no aeródromo: a base brasileira no setor oeste, e uma base aérea americana no setor leste, conhecida como “Parnamirim Field”. Era o “trampolim da vitória”, um ponto de passagem para as aeronaves americanas que operavam no teatro de operações do norte da África, e que viria a ser a maior base aérea americana fora dos Estados Unidos.
A Base Aérea de Natal é responsável pela formação de pilotos operacionais de combate que vão auxiliar a FAB a cumprir sua missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria.