Faltando menos de um mês para o encerramento do cadastro eleitoral, cerca de 39.304 eleitores do Rio Grande do Norte estão em situação de ausência em três eleições consecutivas, podendo perder o título se não renovarem. A regularização é fundamental para garantir o direito ao voto nas eleições deste ano e evitar restrições em outras áreas, como obtenção de documentos e ingresso em instituições de ensino.
Os eleitores têm até 8 de maio para corrigir pendências, como não votar ou justificar em três eleições seguidas, atualizar dados ou transferir o domicílio eleitoral. A chefe da Seção de Planejamento e Logística de Eleições, Jussara Borba Diniz, destaca a importância de procurar a Justiça Eleitoral para regularização, evitando consequências como cancelamento do título e restrições em diversos aspectos da vida civil.
Segundo o Relatório de distribuição do eleitorado de março, houve uma diminuição de 413 títulos cancelados em comparação com janeiro, mas ainda é essencial que os eleitores ajam rapidamente para evitar transtornos. Com 2.602.001 eleitores aptos no Estado, a Justiça Eleitoral reforça o apelo para que todos regularizem sua situação o quanto antes, assegurando a participação plena no processo democrático.