Walter Alves recebeu, neste quarta-feira (24) lideranças politicas do interior e a pré-candidata do PT à prefeita de Natal, deputada federal Natália Bonavides, e negou que a indicação de um candidato a vice que não seja do seu partido, estremece as relações com os aliados políticos que vêm desde a campanha eleitoral de 2022. O vice-governador Walter Alves (MDB) assumiu interinamente, a chefia do Governo do RN, até o dia 30, quando a governadora Fátima Bezerra (PT) retorna de missão internacional, para a abertura das Olimpíadas, em Paris, França.
Alves confirmou que o vereador natalense Milklei Leite (PV) será mesmo o companheiro de chapa de Natália Bonavides, e que essa conversa “faz tempo, não é de agora”, inclusive baseado em pesquisas internas apontando que o melhor nome teria de ter vinculação política com a Zona Norte de Natal.
Presidente estadual do MDB, Walter Alves disse que o fato do partido não indicar candidatos majoritários em Natal, Mossoró e Parnamirim, maiores colégios eleitorais, apoiando candidatos de outros partidos, “é estratégia política pensando no futuro”.
Para Walter Alves, o MDB ainda assim sairá fortalecido das urnas em outubro de 2026 “e continuará sendo o maior partido e com mais prefeitos no Rio Grande do Norte”, elegendo a maioria dos 74 pré-candidatos a prefeito e grande parte dos vices em parceria com partidos aliados.
A deputada Natália Bonavides chegou a dizer, na saída da conversa com o governador em exercício, que tem analisado os nomes indicados por partidos aliados, como MDB, PV e PSB, e esperava anunciar até a próxima semana, oficialmente, o escolhido para companheiro de chapa majoritária: “Está tudo sendo feito com muito diálogo, justamente porque os partidos tem legitimidade para trazer sugestões de nomes”.
Bonavides disse que a demora em escolher o seu vice, é porque “não gosta de decisões impostas e acho importante escutar os partidos decidirem comigo”.
O vereador Milklei Leite (PV) esteve com a deputada petista na antesssala do gabinete do governador, e se disse disposto assumir a missão de ajudar a campanha de Natália Bonavides, apesar de aparecer bem nas pesquisas de intenção de votos para se reeleger à Câmara Municipal, mas não quis falar se estava tudo decidido, enquanto não se esgotasse as negociações com todos os partidos aliados.
O presidente municipal do MDB, ex-vereador Júlio Protásio, esteve na Governadoria para uma audiência com Walter Alves, mas não chegou a ser recebido, sentiu-se mal e saiu antes do encontro de Natália com o governador em exercício.