Pular para o conteúdo
Início » Prefeitura de Parnamirim implementa educação em tempo integral nas escolas do município

Prefeitura de Parnamirim implementa educação em tempo integral nas escolas do município

A Prefeitura de Parnamirim está avançando na implementação da educação em tempo integral no município. Atualmente, quatro escolas funcionam como projetos-piloto, beneficiando 550 alunos, com planos de expansão já em andamento para outras unidades. O programa está em vigor nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) Jaci Ferreira, no Jockey Clube, e Francisca Reinaldo, em Emaús, além das escolas Eva Lúcia, no Parque de Exposições, e Joana Alves, em Cajupiranga. Para garantir a infraestrutura necessária, a prefeitura iniciou um cronograma de adequações e adaptações, enquanto as equipes pedagógicas participam de cursos de formação e capacitação.

As escolas foram selecionadas pela localização em áreas de maior vulnerabilidade social e a dificuldade dos alunos na aprendizagem. Desenvolvido em parceria com o governo federal, o modelo proporciona um desenvolvimento mais abrangente, com atividades extracurriculares organizadas em torno de eixos temáticos. As atividades incluem o reforço escolar, aulas de informática, esportes, teatro, dança, música e recreação. Alunos do 9º ano recebem preparação especial para o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

O projeto tem sido elogiado por alunos, pais e pela comunidade. Os pais sentem-se mais tranquilos, pois seus filhos passam o dia na escola, o que facilita a organização do tempo familiar e garante a segurança das crianças. Além disso, os alunos recebem quatro refeições diárias, o que, aliado ao reforço na aprendizagem, contribui para um melhor desempenho escolar.

Mateus Ferreira, aluno do 9º ano da escola Joana Alves, compartilhou sua experiência: “Estou gostando muito do modelo. Antes, eu tinha dificuldade em entender algumas matérias, mas agora, com o reforço escolar, estou me saindo melhor nas provas. Além disso, participar das atividades esportivas e das oficinas de jogos tornou o dia na escola mais divertido. Estou empolgado também com a preparação para o IFRN”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *