Dirigentes do PSB e do PDT de Parnamirim, ouvidos pela reportagem da agência Saiba Mais, disseram que cobrarão da Professora Nilda Cruz (Solidariedade) a participação das duas legendas na nova gestão da Prefeitura de Parnamirim. Os partidos integraram a coligação que elegeu a prefeita, mas ainda não foram contemplados com nenhum espaço, em nenhum escalão, na administração iniciada no último dia 1º.
Os partidos afirmaram que esperam um “gesto de gratidão” da prefeita em razão de terem apoiado sua candidatura desde o início, ao contrário de outras legendas que chegaram depois, mas já foram contempladas com cargos no primeiro escalão na nova gestão.
O presidente do PSB de Parnamirim, Marcos Demétrios, afirmou que o partido vem dialogando com a prefeita “antes, durante e depois da eleição” sobre os espaços para a sigla. De acordo com ele, esse diálogo continua sendo feito, mas ainda não houve definição.
“Nós chegamos a conversar antes da posse, nos fizemos presentes na posse, porque ali obviamente não era o momento de dialogar sobre isso, mas não há nenhuma faca no pescoço”, declarou o dirigente partidário.
Ele assegurou que, embora a prefeita não tenha anunciado ainda todo o secretariado municipal, o partido não está necessariamente reivindicando espaços no primeiro escalão.
“Acho que quem está à frente da gestão tem total autonomia para liderar esse projeto. O que o PSB tem reivindicado é que a gente possa ocupar espaços que tenham pautas que se identificam com a agenda do partido. Essa é a questão, se vai ser primeiro, segundo ou terceiro escalão, isso compete à prefeita”, comentou.
Marcos Demétrios sublinhou que PSB e PDT integram tanto a base de apoio da governadora Fátima Bezerra (PT) quanto a do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele lembrou que o próprio Solidariedade, partido da prefeita Nilda, também ocupa espaços no governo federal em Brasília.
O ex-prefeito de Parnamirim, Maurício Marques (PDT), declarou que não participa “de decisões a respeito de nomeações de cargos comissionados” da nova gestão municipal.
Em nota enviada a nossa reportagem, a assessoria de comunicação da prefeita afirmou que ela não descarta a participação das duas legendas na gestão, mas disse que “isso vai depender de um diálogo futuro previamente definido pela coordenação política” da Professora Nilda.
Confira a íntegra da nota:
A prefeita Nilda neste momento, está acomodando os aliados e apoiadores de primeira hora que vem ao seu lado há muitos anos acompanhando a sua trajetória na política municipal e estadual. Cabe aos partidos e lideranças indicarem quadros para integrar a gestão municipal, mas a avaliação desses nomes é feita pelo corpo técnico. Os movimentos de contemplação dos aliados eleitorais em cargos são tidos como naturais, é um processo que requer muito diálogo.
Quanto ao PDT/PSB, a prefeita não descarta participação na gestão. Mas isso vai depender de um diálogo futuro previamente definido pela coordenação política de Nilda, que prioriza neste momento o anúncio de atos emergenciais para conter a crise na saúde herdada pela gestão passada, conforme está amplamente divulgado pela imprensa.
A prefeita Nilda tem um perfil, uma postura muito marcada pela capacidade de dialogar com os diferentes partidos, ela estará aberta ao diálogo com a classe política quando a pauta for de interesse do bem de todos os parnamirinenses.
Saiba mais