A gestão municipal de Parnamirim tem gerado diversos questionamentos entre a população, especialmente em relação à recente divulgação de insumos e medicamentos pela secretaria de saúde, além de vários serviços no segmento de obras.
A nova administração, ao atribuir a si mesma o mérito por essas aquisições, levanta um ponto crucial: a efetividade de suas ações em tão curto espaço de tempo.
Em apenas uma semana, a nova gestão alega ter conseguido equipamentos e medicamentos e até serviços de manutenção, o que suscita dúvidas sobre a legalidade e os processos envolvidos.
A legislação brasileira exige que toda aquisição pública, incluindo medicamentos e insumos e demais serviços, seja precedida de licitação, um processo que demanda tempo e planejamento.
Outro ponto importante, é que o responsável pelos pagamentos o secretário de finanças Kelps Lima embora nomeado, ainda não tomou posse, o que se torna ilegal qualquer pagamento.
Portanto, a atribuição de sucesso à nova gestão, sem a devida transparência sobre como essas aquisições foram realizadas, pode soar como uma tentativa de capitalizar politicamente em cima de ações que, na verdade, poderiam ser frutos de administrações anteriores.
É imprescindível que a população compreenda que a gestão pública deve ser pautada pela responsabilidade e pela clareza.
Espera-se que a nova administração não apenas mantenha a agilidade nas entregas, mas que também demonstre comprometimento com a legalidade e a transparência, levando ao conhecimento da população a verdade dos fatos.
Até haver a devida assinatura que autoriza os procedimentos legais para resolução dos problemas da cidade, pela nova gestão, o que se conseguiu nada mais é que frutos das ordens, licitações da antiga gestão.
O blog está a disposição da prefeitura para esclarecer ou nos comprovar que as aquisições foi fruto da nova gestão.