Pular para o conteúdo
Início » Brasil terá a carga tributária mais alta do mundo após ação de Lula

Brasil terá a carga tributária mais alta do mundo após ação de Lula

  • Economia

A recente aprovação da reforma tributária pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva trouxe à tona uma estimativa preocupante: o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) no Brasil pode atingir 28%, ultrapassando a Hungria (27%) e posicionando o país como líder entre os maiores impostos do mundo.Brasil Gastronomia


O secretário extraordinário da reforma, Bernard Appy, confirmou que a alíquota geral do IVA deve girar em torno de 28%, o que gerou apreensão entre analistas e contribuintes.

Para atenuar esse impacto, o texto sancionado pelo Congresso estabelece uma “trava” que limita a alíquota padrão a 26,5%. Entretanto, essa regra é temporária e será revista em 2031. Caso as alíquotas finais projetadas para 2033 ultrapassem esse teto, o governo terá que propor a eliminação de benefícios fiscais para reequilibrar a carga tributária.

Críticos argumentam que essa “trava” pode ser insuficiente para frear o aumento da carga tributária, já que a estimativa oficial já supera o limite estipulado. Além disso, há temores de que a reavaliação futura resulte em alíquotas ainda mais altas, sobrecarregando consumidores e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *