A gripe Influenza H3N2, que tem sido responsável por surtos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, apresentou o registro de 13 casos no RN, O número que este mês corresponde a 37% de todas as notificações de 2020, quando o Estado contabilizou 35 casos de Influenza. Os dados são da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN). Segundo as informações divulgadas pela FIOCUZ, o estado apresenta alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG), entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro,
Com 75% do público-alvo imunizado contra a Influenza, de acordo com a plataforma RN + Vacina, a SESAD em nota divulgada à imprensa faz um alerta à população potiguar acerca dos riscos de contaminação do vírus da Influenza em todo o Estado.
Leia na íntegra:
“A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) alerta à população para o aumento de síndromes gripais com maior circulação de vírus respiratórios (Influenza) no estado do Rio Grande do Norte.
A Sesap reforça a necessidade da imunização com as vacinas contra a Covid-19 e a Influenza, disponíveis em todos os municípios. O estado distribuiu 200 mil doses da vacina contra a Influenza na segunda-feira (13) para reforçar o trabalho de imunização dos potiguares.
Além disso, se faz necessário ainda manter todos os cuidados não farmacológicos, como o uso correto da máscara em locais abertos e fechados, a higienização das mãos e o uso do álcool 70.
Até o momento, foram identificadas 93 casos de Influenza A e 37 casos de H2N3, investigadas através do Laboratório Central (LACEN). Além disso, foi detectado ainda o primeiro caso de co-infecção entre Influenza e Covid-19.”
Secretaria do estado do Rio Grande do Norte