Os agentes de campo da Prefeitura de Parnamirim participaram, neste sábado (14), de mais uma ação em prol da segurança no trânsito das cidades. Aproveitando a realização do mutirão de testes práticos, realizado pelo Detran/RN, na Praça Aluízio Alves, no Parque Industrial, as equipes do município deram sua contribuição com o trabalho de conscientização e com a distribuição de material educativo, enriquecendo o momento para os candidatos à habilitação.
Maio é reconhecido como o mês mais movimentado do ano para abordar o assunto da consciência entre os atores envolvidos com o trânsito. No ‘Maio Amarelo’ as ações são intensificadas, visando chamar a atenção da população para o grande número de óbitos no trânsito que, em muitas ocasiões, poderiam ser evitados.
De acordo com o Detran, o mutirão serviu para avaliar cerca de 350 aspirantes à obtenção ou mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para possibilitar a realização da ação com segurança, o Departamento Estadual de Trânsito solicitou a atuação dos órgãos municipais.
Os agentes de trânsito da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana de Parnamirim (Sesdem) orientaram o tráfego, isolando parte da Avenida Aeroporto de Petrolina, para garantir a segurança dos candidatos que aguardavam a sua vez no exame prático monitorado de direção veicular. Como a área foi utilizada por aprendizes, entre os condutores, a atuação dos amarelinhos – como são carinhosamente chamados – foi bem importante.
A equipe do Programa Vida no Trânsito (Secretaria Municipal de Saúde) aproveitou a movimentação dos futuros condutores no mutirão para conscientizá-los quanto à prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção à saúde. O material distribuído e os relatos colhidos pelos servidores parnamirinenses reafirmam uma máxima já bem conhecida: somente com a educação, o cenário ideal será alcançado. No trânsito, que é responsabilidade de todos, não é diferente.
Os colaboradores do PVT-Parnamirim também julgaram ser esse o momento mais propício para a conscientização, quando o condutor está nos trâmites finais de obtenção da CNH e há poucos dias de sair guiando seu veículo pela cidade. O intuito é que quando esse momento chegar, que seja com confiança, responsabilidade e paz no trânsito.