Saúde pública foi assunto durante a 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira, 12. O vereador Éder Queiroz utilizou a tribuna para mencionar demandas da Unidade Márcio Marinho, responsável pela retaguarda da UPA. O parlamentar, aparteado pelos vereadores César Maia, Irani Guedes, Thiago Fernandes, Marquinhos da Climep e Gustavo Negócio, e pela vereadora Fativan Alves, contou que foram fechados 16 leitos, restando apenas 14, sendo dois destes direcionados para o setor de covid.
Outro tema debatido foram os alagamentos causados pelas fortes chuvas, discussão iniciada pela vereadora Rhalessa de Clênio. A parlamentar destacou a necessidade de ações que minimizem os danos, por meio de assistência social, e apresentou indicações elaboradas com este intuito. Em aparte, os vereadores César Maia e Michael Borges reforçaram o pronunciamento.
Projetos de Lei foram aprovados em primeira votação
Durante a sessão, ainda foram aprovados, em primeira discussão, diversos projetos de lei. Um deles é o PL nº 244/2021, de autoria do vereador Thiago Fernandes, que altera e acrescenta dispositivo à Lei Ordinária nº 1689, que dispõe sobre a criação de ruas de lazer.
Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 07/2022, elaborado pelo vereador Vavá Azevedo, que dispõe sobre o Programa Peixe para Todos.
Dispondo sobre a reserva de vagas na Rede Pública Municipal de ensino para crianaças e adolescentes inseridos nos serviços de acolhimento institucional e familiar do sistema de acolhimento, foi aprovado o PL nº 80/2022. O projeto é idealizado pelo parlamentar Wolney França.
Também de autoria do vereador Thiago Fernandes, foi aprovado o Projeto de Lei nº 118/2022, que institui o mês de prevenção, conscientização e combate à automutilação em crianças e adolescentes.
Ainda foi aprovado o PL nº 91/2022, elaborado pelo Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre a alteração da Lei Ordinária nº 2.075.
Moções de aplausos foram entregues
O fim da sessão ordinária foi marcado pela entrega de moções de aplausos. Os atletas de Parnamirim que participaram da Copa do Brasil de Karatê 2022 e também os que competiram no campeonato estadual da modalidade foram contemplados pelas moções, em razão do reconhecimento da contribuição dada ao esporte no nosso município. A iniciativa foi dos vereadores Vavá Azevedo e Thiago Fernandes.
Fonte – ASCOM/CMP