Nota de Repúdio
Por meio deste, expressamos nossa profunda tristeza e indignação em relação às declarações da senhora vereadora Fativan Alves, amplamente divulgadas em vídeo nas redes sociais, onde ela critica a presença de Agentes Comunitários de Saúde, entre outros servidores da saúde, na sessão da quarta-feira (29).
A senhora vereadora, como defensora das mulheres que é, deveria conhecer melhor a realidade e reconhecer que nossa categoria, dos Agentes Comunitários de Saúde, é composta majoritariamente por mulheres – mulheres fortes, guerreiras e mães de família que, diariamente, enfrentam desafios e lutam por melhores condições de trabalho e pela saúde da nossa população.
O assunto que estava em pauta na Casa do Povo estava relacionado aos casos de assédio moral, e os agentes comunitários de saúde têm total interesse e legitimidade em estarem presentes. Como fiscal da lei e do Poder Executivo, a senhora vereadora deveria questionar também a ausência de Emerson, Mororó e Shirley, que igualmente deveriam estar em seus ambientes de trabalho. Focar apenas nos agentes comunitários de saúde parece uma tentativa de diminuir, humilhar e aviltar nossa categoria.
Reiteramos que as mulheres devem ter o direito de estar onde quiserem, inclusive participando ativamente das sessões e reivindicando seus direitos como cidadãs e servidoras. Não aceitamos que nossa participação seja questionada ou diminuída. Acreditamos que é nosso direito estar presentes, reivindicando melhorias, condições dignas de trabalho e o fim do assédio moral em Parnamirim.
Não seremos intimidadas ou caladas. Somos uma categoria resistente, composta por guerreiros e guerreiras que não fogem à luta. Exigimos que a senhora vereadora se retrate por suas palavras e demonstre, com ações concretas, o compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e dos servidores públicos.
Será que a parlamentar está realmente buscando fazer justiça? Ao focar exclusivamente em nossa categoria, como mais uma algoz de quem foi vítima, seu discurso revela um lado claro – e não é o lado da justiça ou da verdade.
Att,
Agentes Comunitários de Saúde.