O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), afirmou que deverá anunciar até o dia 15 de maio o candidato que irá apoiar nas eleições de 2024. Segundo ele, o nome apoiado será o do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) ou o do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil).
Em entrevista a uma rádio, Álvaro Dias declarou que preferia indicar a secretária de Planejamento, Joanna Guerra (Republicanos), mas o nome dela não emplacou.
“Eu tinha uma preferência, a princípio, pela secretária Joanna Guerra, mas, de acordo com o andar da carruagem, com o desenrolar da política, eu estou achando mais viável apoiar um dos candidatos já lançados: Carlos Eduardo ou Paulinho Freire. Vou definir agora. Na primeira quinzena de maio, eu anuncio quem eu vou apoiar”, afirmou Álvaro, à 96 FM.
O prefeito de Natal acrescentou que não considera tardio o anúncio. “Pela primeira vez, eu vejo uma antecipação de uma campanha política tão grande em Natal. Antigamente, a gente só definia o candidato na convenção, em junho. Nós estamos em abril e a cobrança vem desde janeiro”, assinalou.
Perguntado sobre o que falta para a definição do apoio, Álvaro Dias respondeu: “Eu estou analisando, conversando com os aliados, conversando com as pessoas mais próximas a mim, para ver o melhor caminho para Natal, para a gestão, quem pode contribuir mais, quem pode assumir a prefeitura para dar continuidade ao que a gente já começou e não vai poder concluir”.
Uma das condições para o apoio, segundo Álvaro Dias, será a indicação do candidato a vice. Ele falou que ainda não definiu o nome, mas que poderá ser um de seus secretários. Ele citou, além de Joanna Guerra, os secretários Carlson Gomes (Infraestrutura) e Thiago Mesquita (Meio Ambiente e Urbanismo).
Comando do Republicanos
O prefeito descartou, ainda, que esteja prestes a perder o comando do partido Republicanos no Rio Grande do Norte. Nos últimos dias, circulou a especulação de que a presidência do partido já esteja prometida pela direção nacional ao deputado federal Robinson Faria (PL) e que haveria um acordo para o Republicanos apoiar a candidatura de Paulinho Freire à Prefeitura do Natal, independentemente do posicionamento de Álvaro.
“O presidente Marcos Pereira me deixou à vontade. Ele confia em mim, tenho amizade de muito tempo com ele. Henrique Alves me disse que esteve com ele uns dias atrás e conversou sobre isso. Ele falou: ‘o prefeito lá tem carta branca para tomar a posição que ele acha que é mais interessante para o partido’. A gente tem autonomia. A posição que eu tomar o partido vai respeitar sem interferência externa”, enfatizou.