A aprovação da minirreforma eleitoral andou mexendo com o cenário político do município de Parnamirim. Isto porque havia a possibilidade do não registro da candidatura do comunicador Salatiel de Sousa que mesmo afirmando que estava apto a disputa, ainda gerava inúmeras incertezas jurídicas para se concretizar a aptidão para o pleito de 2024.
No entanto, com a aprovação da minirreforma que espera a sanção do presidente Lula, esta incerteza jurídica acaba, ficando assim Salatiel permitido a disputar a cadeira de prefeito no município de Parnamirim.
A notícia se espalhou na cidade e de acordo com informantes o comunicador recebeu diversos telefonemas de apoio, até mesmo se quem já havia procurado e não obteve sucesso na época.
Fontes alegam que pré-candidatos desistiram da disputa afirmando que agora será difícil a indicação e antes que seja tarde, vai priorizar a reeleição de vereador, porém a possível desistência está gerando a frustração do grupo pois para o atual cenário a nominata poderá não fazer 3. Outro pré-candidato já afirmou que nos próximos dias irá aderir ao nome de Salatiel, mas deixando claro que seguirá a indicação do prefeito sendo Salatiel ou não.
Por outro lado, a colega de partido Kátia Pires também pré-candidata a prefeita, realizou uma reunião com o seu grupo político enfatizando que espera a indicação do prefeito, porém os planos caso isso não aconteça já está traçado, o que a permite segurança política e apoio de todos que fazem parte do grupo e até mesmo os que poderão entrar.
É percebível que até a oficialização do nome do indicado de Taveira muitas especulações e cenários a favor e contra deverão ser evidenciados, no entanto para o cenário atual já há na visão de muitos cientistas políticas, a chapa que será escolhida pelo chefe do executivo, o que tornou o processo dos que concordaram ou não com a chapa decididos a que em tempo hábil coloque pra executar os próximos planos políticos em ação.