O Partido Liberal do Rio Grande do Norte planeja para o dia 31 deste mês a convenção que vai oficializar a candidatura do ex-ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho ao Senado e aliança com o Solidariedade, que, por sua vez, no dia 20 deve homologar a candidatura d o ex-deputado Fábio Dantas ao governo.
Os postulantes a cargos eletivos nas eleições deste ano já podem realizar propaganda interna para as convenções partidárias que começam dia 20 e vão até 05 de agosto. A propaganda intrapartidária para escolha de candidatos às eleições majoritárias e proporcionais somente pode ocorrer no período de 15 dias que antecede a convenção da agremiação política, no formato presencial, virtual ou híbrido.
De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), é permitido ao postulante à candidatura realizar propaganda intrapartidária com o objetivo de promover seu nome para a escolha no encontro da legenda.
No entanto, é proibido realizar propaganda intrapartidária com o uso de rádio, televisão e outdoor. Segundo a legislação, a propaganda interna deverá ser removida imediatamente após a realização da convenção da sigla.
Para as eleições deste ano estarão em disputa, além dos cargos de governador e uma de senador, as oito vagas para a Câmara dos Deputados e 24 para a Assembleia Legislativa.
Algumas lendas já têm datas definidas para as convenções, a do Solidariedade e PT, que realização convenções nos dias 20 e 23; o Partido Liberal (PL) já definiu, praticamente, o dia 31 deste mês como data de realização da convenção, que oficializará a candidatura ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para senador da República numa composição com o Solidariedade, que indicará do advogado e empresário Fábio Dantas para concorrer ao governo do Estado.
Presidente do PL no Rio Grande do Norte, o deputado federal João Maia, conversa com o ex-ministro Rogério Marinho, que fica em Brasília até quinta-feira (07), sobre alianças políticas com outros partidos.
Ao fim do prazo das convenções, os partidos ainda tem até o dia 15 de agosto para darem entrada no pedido de registros de candidatos. No dia seguinte, começa a propaganda eleitoral propriamente dita, menos no rádio e na TV, cujo horário eleitoral começará no dia 26 de agosto e terminará a 29 de setembro, três dias antes do primeiro turno das eleições.