Pular para o conteúdo

Emenda de Gabriel César obriga prefeitura a realizar curso de Libras para profissionais da Saúde

  • Política

Ao usar a tribuna na manhã desta terça-feira (14) na 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Parnamirim, o vereador Gabriel César enfatizou a execução, por parte da prefeitura, de uma Emenda Impositiva de sua autoria para capacitação de servidores sobre a linguagem de libras.

Acontece que em 2021, na aprovação da LOA (Lei Orçamentária Anual) do ano subsequente, o mandato do vereador Gabriel protocolou a emenda impositiva 023/2021, destinando R$ 27,7 mil de uma ação já existente na legislação do município para capacitação de pessoal para que fosse utilizada exclusivamente na realização de curso de Libras na Saúde e na Assistência Social. Quando a emenda é impositiva, o município é obrigado a executar o recurso, sem necessidade de aprovação ou veto, por parte do prefeito.

“Isso foi uma demanda de pessoas surdas, que nos procuraram informando que às vezes iam a uma UPA, UBS ou Maternidade e não conseguiram ser atendidas, pois não havia nenhum profissional capacitado nessas unidades”, destacou o vereador na sessão.

O curso, que iniciou no último dia 01 de março no Hospital Maternidade Divino Amor (HMDA), é voltado para profissionais da Saúde com o objetivo de proporcionar um melhor atendimento aos pacientes com perda de audição. Nenhum outro hospital do RN realizou um curso como esse voltado aos servidores. Serão realizadas diversas turmas com 30 alunos para capacitar os 700 colaboradores da Saúde no município. O curso de 20 horas terá 10 encontros de 2 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *