Pular para o conteúdo

Escola libera alunos em Natal por falta de proteína

Alunos do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) João Faustino, em Pitimbu, foram liberados ao meio dia desta quinta-feira (16), por falta de proteína para servir o almoço na unidade, que atua na modalidade de Ensino Médio Integrado (os alunos fazem um curso técnico). De acordo com a direção do CEEP e também com a Secretaria Estadual de Educação (SEEC), um problema de logística na entrega da proteína acarretou a situação, que deve ser normalizada nesta sexta-feira (17).


A estudante Ruth Gabriely, do 1º ano, explicou que a questão não é recorrente, mas disse estar chateada com a situação. Além disso, ela cita problemas estruturais, especialmente nos banheiros femininos. “Tem vazamentos nas pias”, comenta. “Ser liberada mais cedo é ruim, porque quinta-feira é dia de eletiva – disciplina que a gente cursa para ganhar pontos extras. Eu espero que tudo volte ao normal na sexta-feira”, completa ela, sobre a falta de proteína na escola. Ana Luíza, também do 1º ano, avalia que a situação incomoda. “É chato ter que sair mais cedo por falta de verba para a merenda. Felizmente, não é algo tão frequente”, relata.


Ana Luíza também afirma que existem problemas nos banheiros femininos. “São problemas como pichações nas portas, falta de água. Além disso, no meu caso, que faço o curso integrado de Nutrição, falta professor de Informática e de Técnica, Dietética e Composição dos Alimentos, porque nossa professora está de licença maternidade há uma semana e não há ninguém para substituí-la”, descreve. Sobre a merenda, a direção do CEEP disse à reportagem que a verba para compra foi repassada à empresa na terça-feira (14) e não houve tempo hábil para a entrega da proteína até esta quinta.


“Por causa da data de repasse da verba, fizemos o pedido na quarta-feira. Então, a fornecedora disse só ser possível entregar na sexta-feira, quando a gente tem a expectativa de que a situação volte ao normal, porque não dá para servir somente feijão e arroz para os alunos”, explicou o diretor do CEEP, Tassio Paulo. A SEEC confirmou a declaração feita pela direção. “Foi uma questão de logística na entrega da carne, mas, nesta sexta voltará ao normal, quando a empresa vai realizar a entrega”, disse a Secretaria em nota. O CEEP João Faustino tem pouco mais de 400 alunos matriculados.


Sobre os problemas nos banheiros femininos e a falta de professores, o diretor afirmou que as providências já estão sendo adotadas para solucioná-los. “Faltam dois professores do Ensino Técnico, mas segundo a SEEC, já há processos seletivos para a contratação deles. Em relação às questões estruturais dos banheiros femininos, há necessidade de manutenção da parte hidráulica. Em cerca de 15 dias, nós abriremos um processo de contratação de uma empresa para resolver os problemas de vazamento”, disse.


A SEEC informou ter havido um entupimento no ralo do banheiro feminino que fica no bloco superior, o que provocou um vazamento no banheiro feminino do piso inferior. “As estudantes podem temporariamente utilizar os banheiros femininos disponíveis nas dependências da escola (auditório e ginásio). A direção enfatiza que está tomando as providências para a solução do problema o mais rápido possível”, explicou a pasta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *