Ao longo desta semana, os principais institutos de pesquisas de opinião divulgaram os cenários eleitorais nas 15 capitais que vão ter segundo turno no próximo dia 27.
Restando nove dias para a realização do pleito, o jornal Estado de São Paulo fez um levantamento sobre a vantagem de um candidato sobre o outro na disputa nas capitais. Entre eles, destaca-se Paulinho Freire (União Brasil), candidato à prefeitura de Natal que ficou na frente de Natália Bonavides (PT) no primeiro turno.
Segundo o levantamento, outras sete capitais estão com o cenário parecido com o de Natal: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo.
O levantamento do Estadão utilizou como base as pesquisas eleitorais mais recentes em cada capital divulgadas pelos principais institutos do País (AtlasIntel, Datafolha, Paraná Pesquisas, Quaest e Real Time Big Data).
Em Natal, o deputado federal Paulinho Freire (União) liderou o primeiro turno com 171.146 (44,1% dos votos válidos). A disputa vai ser contra a deputada federal Natália Bonavides (PT), que ficou em segundo com 110.483 votos (28,4% dos votos válidos).
Nesta sexta-feira (18), um levantamento da Paraná Pesquisas mostrou que Freire lidera a corrida com 50,9% das intenções de voto. Bonavides, por sua vez, aparece com 38,9% Eleitores que pretendem votar em branco ou nulo somam 6,2%, e outros 3,9% estão indecisos.
A Paraná Pesquisas ouviu 760 eleitores de Natal entre os dias 14 e 17 de outubro. A margem de erro é de 3,6 pontos porcentuais e o índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número RN-00006/2024.