O Hemonorte tem sofrido com a falta de estoques de sangue negativo. Segundo a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte, o estado é considerado ‘crítico’. Por conta disso, o centro lança nesta quarta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, uma campanha com a expectativa de aumentar o estoque do centro em 30%.
De acordo com o diretor geral do Hemonorte, Rodrigo Villar, a baixa nos tipos sanguíneos negativos, aliada a queda no estoque dos positivos, é preocupante. “Essa situação é preocupante porque a demanda por sangue não caiu. Ao contrário, aumentou, mas as doações estão diminuindo, o que compromete os procedimentos transfusionais”, esclarece.
Doação
Os interessados em contribuir com a campanha devem comparecer ao Hemonorte, localizado na Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, (próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados) – de segunda a sábado, das 07h às 18h ou no Espaço Hemonortre no Partage Shopping, das 8h às 17h.
Doar sangue é um ato voluntário e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Para doar é preciso que a pessoa tenha entre 16 e 69 anos, esteja em boas condições de saúde e pese mais de 50 quilos. Recomenda-se evitar o consumo de alimentos gordurosos quatro horas antes da doação. A ingestão de bebidas alcoólicas tem de ser interrompida 12 horas antes da doação.