Pular para o conteúdo

Fábio diz que Bolsonaro não vai escolher candidato no RN

O presidente da República, Jair Bolsonaro, não vai interferir na formação da chapa majoritária para as eleições de 2022 no Rio Grande do Norte. Pelo menos na escolha do candidato a uma vaga no Senado. A afirmação é do ministro das Comunicações, Fábio Faria, que concorre a essa indicação com o ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional). 

Para Fábio Faria, o ministro do Desenvolvimento Regional está no direito dele de também de a intenção de concorrer. “Mas [a definição] vai ser no momento adequado. O presidente já deixou claro que não  vai se meter nesse assunto”, disse Fábio Faria, durante entrevista à TV Ponta Negra. 
Segundo Fábio Faria, “qualquer notícia que sair em relação a isso [uma preferência de Bolsonaro] é mentira”. “Ele [o presidente] já falou para mim e para Rogério que isso é um assunto de nos dois. Disse: ‘vocês se entendam, sentem para conversar e decidam. Eu não vou me  meter, são dois ministros que gosto’. Ele não vai tomar partido”, acresentou.
O presidente disse, segundo Fábio Faria, que “os dois têm condições de construir esse caminho e lá na frente ver quem está em melhores condições de vencer, “até porque o nosso adversário é um só, derrotar o governo do PT no Estado, sou adversário político ferrenho da governadora Fátima e vamos estar e unidos no ano que vem para montar uma chapa forte de oposição no Estado”.
Quanto a uma pré-candidatura a governador da oposição, Fábio Faria disse que vem conversando com todos, com o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB) e o deputado federal Benes Leocádio (Republicanos) que teria se lançado, mas estaria pensando em ser de novo candidato a federal. 
Segundo Fábio Faria, Ezequiel colocou o nome dele. “Conversei com Carlos Eduardo (PDT), mas o que me incomoda muito em Carlos é que ele tanto pode ser candidato a senador de oposição, candidato a governador de oposição, como pode ser senador de Fátima”, comentou.
Então, acrescentou, “Carlos Eduardo tem de tomar uma posição, porque Fátima “é nossa adversária, não dá pra ficar dialogando com uma pré-candidatura que pode ser pré-candidata da situação, isso  não faz nenhum sentido pra mim, como é que quer ser candidato a governador contra Fátima e ao mesmo tempo abre diálogo com Fátima, o que é que ele vai falar no palanque do ano que vem”. 
Ele disse que em breve vai ter uma conversa definitiva com Carlos Eduardo, que pode ser candidato ao governo de oposição, assim como o prefeito de Natal, Álvaro Dias e o deputado Ezequiel, “mas esse grupo tem de estar unido na oposição, não dá para ter diálogo nenhum com a governadora Fátima, que vem fazendo um péssimo governo”. 
Em suma, Fábio Faria disse que vai perguntar a Carlos Eduardo se ele “quer ser tudo ou não quer ser nada, porque a gente tem o compromisso de estar com a base da oposição unida”.
Fábio Faria confirmou, ainda, que vai se filiar ao Partido Progressista (PP), que é presidido no Estado pelo deputado federal mossoroense Beto Rosado, mas motivada, principalmente, a sua relação pessoal com o presidente nacional da sigla, o ministro Ciro Nogueira (Casa  Civil), que “me chamou desde o primeiro mandato”.
Faria conta que só não ingressou antes no PP por causa da lei da fidelidade partidária, “só que hoje tem uma janela há seis meses da eleição, agora em março e vou para o PP”.
O Portal Metrópoles informou que ele confirmou a condição de pré-candidato do Senado.
Segundo Faria, o PP provavelmente indicará o candidato a vice-presidente na chapa de reeleição do presidente Bolsonaro, que hoje se filia ao Partido Liberal (PL), embora tenha também o Republicanos na sua base de sustentação política no Congresso Nacional.
O ministro Fábio Faria conta que sua relação política em Mossoró é com o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), com quem  deve se encontrar nesta quinta-feira (2/12): ‘Sou adversário da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (que é do mesmo partido), mas a minha relação é nacional com Ciro, tenho uma muito boa relação com Beto, mas quero deixar claro que esse convite veio lá de Brasília e vou escolher com quem estar junto em cada município do Rio Grande do Norte”.
Fábio Faria passou por Natal e Ceará Mirim, onde anunciou, ontem, a entrega de cinco pontos de telefonia móvel 5G e computadores para estudantes e no fim da tarde, voltou para Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *