Pular para o conteúdo

Falta de insulina na saúde pública de Natal coloca vida de diabéticos em risco

  • Saúde

O Prosus é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciado em 2012 e totalmente subsidiado pela Prefeitura do Natal, através dele os portadores de diabetes recebem determinados medicamentos de forma gratuita.

No entanto, a falta de medicamentos e insumos para portadores de diabetes e o desabastecimento já vem acontecendo desde o mês de novembro, o gasto para manter o tratamento médico gira em torno de R$1.500,00 mês, onde varia de acordo com a gravidade de cada paciente.

A SMS Natal, em nota, reconhece a escassez dos materiais, contudo, justifica que há em estoque medicamento que pode ser substituído por aqueles que estão em falta, e destaca que a alternativa precisa de prescrição médica indicando a possibilidade dessa substituição.

Confira a nota da SMS Natal na íntegra

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) informa que há disponibilidade de insulinas tipo Levemir com fornecimento regular no PROSUS, como alternativa às insulinas especiais do tipo Lantus e Tresiba, atualmente em falta. Contudo, a dispensação desse medicamento deve ocorrer com prescrição médica indicando essa possibilidade.

O fornecimento de agulhas normaliza-se a cada 07 dias e a unidade dispõe de estoque, mas a entrega deve ser realizada onde o usuário tem cadastro, que pode ser em UBS ou PROSUS. Em relação às lancetas o estoque encontra-se irregular, sendo normalizado nas próximas semanas devido a alta demanda. As fitas estão em falta, contudo, haverá reposição nesta quarta-feira (05).

Diabetes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *