A governadora Fátima Bezerra (PT) se reuniu nesta terça-feira (16) com a nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard. O encontro aconteceu no Rio de Janeiro, onde fica a sede da empresa.
Durante o encontro, as duas discutiram o potencial da exploração de petróleo na chamada Margem Equatorial, que fica em alto mar na costa do Rio Grande do Norte e do Ceará. Nela, a Petrobras descobriu petróleo através do poço de Pitu, em 2023, e realizou duas outras descobertas em 2024, nos poços de Anhangá e Pitu Oeste. A companhia está realizando estudos complementares para avaliação da extensão e da viabilidade econômica dessas descobertas.
“Da nossa parte, faremos todo o possível para viabilizar as demais licenças e anuências que foram solicitadas pelos órgãos ambientais para avançarmos com a exploração na Margem Equatorial”, disse a governadora Fátima Bezerra, destacando a importância para o fortalecimento da economia potiguar, gerando emprego e renda aos milhares.
Estudos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) estimam que as atividades de exploração de petróleo, incluindo a Margem Equatorial, têm potencial para gerar mais de 54 mil empregos no RN elevando a participação da Indústria no PIB – Produto Interno Bruto – potiguar.
A cadeia do petróleo foi responsável por mais de 40% do PIB do Rio Grande do Norte nos tempos em que a produção superava os 100 mil barris/dia. Isso nas décadas de 1970/1980. Em 2023, a média diária foi de 32 mil barris. Com base nos dados de 2021 do IBGE, a Federação das Indústrias (FIERN) calcula que a participação industrial é hoje de 20,7%.