A governadora Fátima Bezerra (PT), pediu autorização da Assembleia Legislativa para transferir a sede do Governo do Estado de Natal para Mossoró entre os dias 28 e 30 de setembro de 2021. A governadora ressalta que a transferência temporária tem o objetivo de homenagear a cidade pelo pioneirismo na abolição da escravatura. Em 2021, serão comemorados os 138 anos desde que a cidade libertou os escravos – o que ocorreu cinco anos antes da Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel.
Fátima enfatiza, ainda, que a transferência da sede do governo para Mossoró visa à “aproximação das autoridades públicas estaduais com a população de Mossoró e dos municípios circunvizinhos, possibilitando que as políticas públicas destinadas a atender a tão importante parcela da sociedade norte-rio-grandense sejam formuladas com maior precisão, considerando as reais necessidades da região Oeste do Estado”.
A transferência da sede do governo coincidirá também com a posse da nova reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), professora Cicília Maia, que foi nomeada por Fátima em maio deste ano. Com o pedido da governadora, a Casa vai votar um projeto de lei para decidir se concorda ou não com a transferência momentânea.