Pular para o conteúdo
Início » Governo explica motivo para pacientes nos corredores do Walfredo Gurgel

Governo explica motivo para pacientes nos corredores do Walfredo Gurgel

  • Saúde

O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), se pronunciou na tarde desta quarta-feira (5) sobre a internação de pacientes nos corredores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. De acordo com nota enviada à imprensa, a pasta justifica o aumento de pacientes internados nos corredores da unidade com a suspensão de transferências de pacientes com fraturas de pequeno porte para o Hospital Memorial, que por sua vez, está acontecendo em decorrência de dois motivos específicos: o atraso no repasse do valor correspondente à realização destes procedimentos para os pacientes de Natal, de responsabilidade da secretaria municipal de saúde, e um problema na tubulação de oxigênio do próprio Hospital Memorial.

Confira a nota na íntegra

“O Governo do Estado do Rio Grande do Norte esclarece que, o recente aumento do número de pacientes internados nos corredores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) tem acontecido a partir da suspensão das transferências de pacientes com fraturas de pequeno porte, por parte do Hospital Memorial. Há quatro meses o Hospital Walfredo Gurgel não mantinha pacientes internados em macas nos corredores.

O atual problema da lotação tem duas causas principais: o atraso no repasse do valor correspondente à realização destes procedimentos para os pacientes de Natal, de responsabilidade da secretaria municipal de saúde, e um problema na tubulação de oxigênio do próprio Hospital Memorial.

Diante da situação, a direção do HMWG estuda a abertura temporária de mais uma sala de cirurgia, nos próximos dias. Com a finalidade de que sejam realizados todos os procedimentos dos pacientes que ainda estão internados no Walfredo Gurgel, em razão da suspensão das transferências pelo Hospital Memorial. Os procedimentos serão realizados pela empresa terceirizada Justiz que já presta este tipo de serviço ao Walfredo Gurgel há cerca de um ano.

O Corpo Diretivo do HMWG informou que para as outras duas unidades da rede estadual de saúde, Hospital Deoclécio Marques de Lucena, localizada em Parnamirim, e a Clinica Paulo Gurgel, na zona Sul de Natal, as transferências, dos pacientes de cirurgias de pequeno porte continuam acontecendo normalmente.

Natal, 5 de julho de 2023

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA – SESAP”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *