O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (21) estar “tranquilo” em relação aos resultados das pesquisas de avaliação do governo. No geral, os levantamentos indicavam queda na avaliação positiva do petista.
“Estou muito tranquilo. Estou com 1 ano e meio de mandato, tenho 2 [anos pela frente]”, declarou o presidente em entrevista à rádio Meio, em Teresina (PI).
O petista afirmou esperar que sua popularidade fosse maior no começo do 1º ano de mandato e piorasse no 2º. Para ele, os resultados iniciais estão associados à “emoção” e que cobram mais ações do Executivo depois.
“No 1º ano de mandato, gera expectativa extraordinária e o povo entende. Nem cobra nada, só quer comemorar sua posse. Você ganhou. No 2º ano, o cara começa a pensar: ‘Bom, já ganhou e o meu, quando vai vir?’. Então, demora para as pessoas compreenderem, não é do dia para a noite“, disse Lula.
Segundo Lula, sua equipe foi avisada para ter parcimônia ao analisar os resultados das pesquisas. Ele afirmou ter dito o seguinte para o seu time depois dos resultados: “Pessoal, muita paciência. O povo é muito mais inteligente do que a gente pensa”.