Pular para o conteúdo
Início » Natal estuda uso de robôs para desobstruir redes de drenagem

Natal estuda uso de robôs para desobstruir redes de drenagem

  • Cidades

As fortes chuvas que atingiram Natal na última semana trouxeram à tona problemas crônicos relacionados ao descarte irregular de lixo e entulho na rede de drenagem da cidade. Para ajudar a enfrentar o problema, a Prefeitura do Natal planeja utilizar robôs de vídeo-inspeção para identificar os pontos mais críticos e desobstruí-los antes do período chuvoso. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) está estudando modelos de contratação dessa tecnologia.


Durante os trabalhos de recuperação na Rua dos Caicós, que sofreu danos devido ao rompimento da tubulação na última semana, equipes da Seinfra encontraram grandes quantidades de resíduos obstruindo o sistema, o que contribuiu para a sobrecarga e agravou os transtornos. “Estamos realizando obras em pontos críticos de alagamento, além de adquirir tecnologias para inspeções preventivas. A ideia é evitar problemas antes do período das chuvas, com o uso de robôs para identificar e desobstruir redes de drenagem”, explicou a titular da Seinfra, Shirley Menezes.

Esses robôs, já utilizados em capitais como Recife/PE, realizam videomonitoramento dentro das tubulações e identificam pontos de obstrução. “Eles têm hidrojatos que empurram os resíduos para as caixas de inspeção mais próximas, onde são removidos por caminhões de sucção. Isso nos permite atuar preventivamente. Nos casos que não for possível resolver dessa forma, realmente a gente vai ter que abrir e verificar, fazer uma troca dessa tubulação”, detalhou a secretária.


Segundo diz, o descarte de resíduos na rede não é recente, mas exige atenção redobrada e ações preventivas. “Muitas dessas situações poderiam ser minimizadas se houvesse o descarte correto desses resíduos. Encontramos bueiros e redes de drenagem completamente obstruídos com lixo, além de lagoas com acúmulo de resíduos que danificam as bombas, provocando transbordamentos”, afirmou.


A secretária garante que a prefeitura tem intensificado as ações de limpeza e manutenção das lagoas de captação, redes de drenagem e bueiros e que não há deficiência na limpeza pública ou coleta que justifique o descarte irregular. Bairros como Alecrim, Tirol e Lagoa Nova estão entre os mais impactados pelos alagamentos que são intensificados pelo entupimento da rede de drenagem.


No cruzamento entre as avenidas Nascimento de Castro e Prudente de Morais, por exemplo, equipes têm trabalhado continuamente para desobstruir bueiros e minimizar os danos. Outras áreas críticas incluem a Alexandrino de Alencar, a Rua Nossa Senhora do Ó e pontos da Zona Norte, onde obras de drenagem estão em andamento.


Além do descarte inadequado de resíduos, outro desafio enfrentado pela gestão é o furto de cabos e equipamentos das bombas de drenagem. “Estamos aumentando os muros de proteção, instalando videomonitoramento ligado ao CIOSP e preparando a implantação de sirenes para coibir esses furtos, que comprometem o funcionamento do sistema”, informou Shirley.


Para ela, a colaboração da população é essencial. “Recebemos muitas reclamações de moradores que entendem os malefícios do descarte irregular. É preciso que todos se tornem agentes fiscalizadores uns dos outros. Não é a população como um todo, mas grupos específicos que insistem nesse comportamento prejudicial”, enfatizou.

Campanha
A Seinfra também planeja lançar campanhas educativas para conscientizar sobre a importância do descarte correto. “Se conseguirmos reduzir esse volume de resíduos na rede de drenagem, poderemos minimizar muitos problemas de alagamento e danos às bombas”, concluiu.


Com o avanço das obras e novas tecnologias em estudo, a prefeitura busca preparar Natal para enfrentar os próximos períodos de chuva, uma das grandes preocupações do prefeito Paulinho Freire ao tomar posse do cargo no começo do mês. O objetivo é reduzir os transtornos causados por práticas inadequadas e otimizar a infraestrutura da cidade.

TRIBUNA DO NORTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *