Os melhores alunos das escolas públicas municipais de Natal receberão um prêmio. Nesta segunda-feira (6), o Poder Executivo sancionou uma lei que cria o prêmio “Aluno Nota Dez, para estudantes do ensino fundamental da rede municipal de ensino do município de Natal. O objetivo é incentivar os estudantes a terem bom rendimento e comportamento nas escolas.
O se destina a homenagear, de maneira anual, os alunos do ensino fundamental do 5º ao 9º ano, da Rede Municipal de ensino, que obtiveram os melhores resultados das turmas em que estudaram no ano anterior. O prêmio será conferido a um aluno por escola, que será avaliado no final do ano letivo anterior a premiação.
Pelas regras, o aluno deverá ter a maior média final das notas obtidas durante o ano letivo, mas também será avaliado levando em consideração frequência, participação, organização, comportamento, respeito e acompanhamento dos pais. A lei também estabelece que o aluno que tenha sofrido qualquer tipo de sanção disciplinar no decorrer do ano letivo de avaliação será desclassificado, não podendo participar da premiação.
A norma determina que as escolas divulguem a iniciativa, preferencialmente no início de cada ano letivo; apurem quais estudantes obtiveram o melhor resultado; verifiquem se os estudantes desejam participar da premiação, substituindo os que, por qualquer motivo, não tiverem interesse, pelos próximos melhores colocados; além de divulgue de maneira ampla, até o fechamento do ano letivo, indicando nome, nível de ensino, série, turno e a média anual dos estudantes vencedores.
A homenagem aos alunos vencedores do prêmio poderá ser realizada em Sessão Solene na Câmara Municipal de Natal, e os Vereadores farão a entrega da Menção Honrosa, devendo ocorrer sempre na semana do dia do estudante, 11 de agosto no ano subsequente a apuração do estudante vencedor. Os vencedores receberão um Certificado de Aluno Nota Dez.