Pular para o conteúdo

Nova formação da AL não deve mudar relação entre Legislativo e Executivo

  • Política

Oito novos deputados estaduais tomaram posse no último dia 1º de fevereiro. Dos novatos que desembarcam na ALRN, cinco vêm de partidos que não participaram da base aliada da Governadora Fátima Bezerra durante a primeira gestão da petista.

União Brasil e PL com dois, Solidariedade, PSDB, MDB e PT com um cada, são as siglas que ganharam novos representantes na ALRN para este ano. Desses, apenas os três últimos tinham relação consolidada com o Poder Executivo.

Para tentar manter a base forte dentro da Assembleia e garantir o bom diálogo entre os poderes executivo e legislativo, o articulador político da governadora Fátima, Raimundo Alves, secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado do RN, em poucas palavras, garantiu que o governo está buscando entendimento. “Estamos conversando com vários parlamentares”, diz Raimundo Alves.

Apesar das conversas entre Governo e parlamentares, há quem acredite que esse não é o único meio de estabelecer uma governabilidade tranquila para Fátima Bezerra.

Para garantir que os ânimos estejam ‘calmos’, no meio da articulação, a governadora Fátima Bezerra depende de duas figuras importantes, uma dentro da Assembleia, e a outra ao seu lado, principalmente diante do cenário posto atualmente, em que o parlamento inteiro é unânime em outorgar mais quatro anos de poder ao mesmo deputado que já lidera o Palácio José Augusto há oito.

As figuras importantes para a construção do bom diálogo estão postas e não devem mudar. Dentro da Assembleia, esse nome é do líder do Governo. Atualmente essa função é desempenhada pelo deputado Francisco do PT, e a sua permanência não está descartada. Na verdade, ela é considerada, dado que Raimundo Alves, mais uma vez econômico nas palavras, soltou que: “Francisco permanece líder”. O próprio Raimundo é o segundo nome, aquele próximo da Governadora, que tem o papel de desenvolver o diálogo entre os poderes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *