Pular para o conteúdo

Parnamirim é destaque no índice FINJAN de gestão fiscal

  • Cidades

Parnamirim atingiu o maior índice de autonomia municipal, a avaliação é da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), onde foi analisado a relação entre as receitas oriundas da atividade econômica do município e os custos para financiar sua existência municipal entre as cidades do Rio Grande do Norte. A FINJAN acompanhou o IFGF (Índice de gestão fiscal) de 5.239 municípios brasileiros em três áreas de atuação: autonomia, gastos pessoal, liquidez e investimentos.

A pontuação para os municípios avaliados varia de 0 a 1, sendo quanto mais próximo de 1, melhor a avaliação Municipal.

Nos últimos quatro anos foi constatado o crescimento de autonomia em Parnamirim, nesta análise o município obteve nota 0.9942. Nos gastos pessoal ficou com a nota 0.7116, liquidez, onde é verificado a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no ano seguinte, obteve nota 0.6839, e investimentos obteve a nota 0.2729. As circunstâncias adversas, criadas pela pandemia da Covid-19, exigiram uma alocação mais eficiente dos recursos públicos para atender às necessidades básicas da população.

Na avaliação estadual entre os municípios, Parnamirim ficou em 7º lugar com nota 0.6651.

Os dados podem ser verificados pelo link

https://www.firjan.com.br/ifgf/consulta-ao-indice/consulta-ao-indice-grafico.htm?UF=RN&IdCidade=240325&Indicador=1&Ano=2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *