A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste divulgou, nesta segunda-feira (20), o mais novo levantamento que avalia a qualidade das administrações locais. O Ranking Sudene IGM / CFA 2020 apresentou a média geral dos 1990 municípios da área de atuação da autarquia a partir da avaliação de três dimensões: desempenho, finanças e gestão.
Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Parnamirim alcançou o ranking do 3º lugar com pontuação 5,16, ficando atrás de Feira de Santana/BA, com a média 7,22 e Guarabira/PB que ficou com a maior média (7,21). O IGM-CFA consiste em uma ferramenta de controle social e transparência da gestão pública.
Três grandes dimensões são consideradas pelo estudo no âmbito municipal (Finanças, Gestão e Desempenho) possui indicadores específicos para aferir a performance dos gestores. O primeiro leva em conta aspectos relacionados à área fiscal, investimento per capita, custo do Poder Legislativo e equilíbrio previdenciário. Já a dimensão desempenho envolve a atuação dos municípios nas áreas de saúde, educação, segurança, qualidade habitacional e vulnerabilidade social. Por fim, o desempenho dos prefeitos será avaliado a partir de ações voltadas ao planejamento, organização dos servidores, qualidade do investimento e transparência.
De acordo com o Conselho Federal de Administração, um dos aspectos inovadores do IGM é o agrupamento dos municípios com base no porte da cidade (quantidade de habitantes) e PIB per capita. Assim, a comparação dos indicadores ocorre entre cidades de perfil similar. O índice de gestão também utiliza um sistema de metas que apresenta qual é o desempenho esperado para cada um dos municípios, considerando as condições e potencialidades.
Ao receber a placa de reconhecimento pelo ministério de desenvolvimento Regional, pela eficiência da gestão pública, o prefeito de Parnamirim Rosano Taveira comentou; “Esse é mais um reconhecimento, de uma gestão que trabalha com planejamento estratégico.” Disse.