O senador Rogério Marinho (PL) afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro escolheu o Rio Grande do Norte para iniciar a campanha visando eleição de 2026. Em entrevista ao Ligado na Cidade, da rádio Jovem Pan News Natal (93,5 FM), o secretário-geral da sigla explicou que o PL precisará fortalecer a base nas eleições em 2024, com prefeitos e vereadores.
Rogério Marinho afirmou que começar a campanha no Nordeste é crucial, principalmente para garantir o pleito eleitoral em 2026, visando a presidência. Para o senador, conquistar o eleitorado em 2024 significa fortalecer a base e convergir forças para a eleição nacional. “O que aconteceu na última eleição, em 2022? Vários detentores de mandato, prefeitos e deputados, tiveram receio de se expor e pedir voto majoritariamente para não prejudicar suas respectivas eleições em um Estado, como o RN, que teve mais de 60% dos votos para o PT. Então é isso que a gente quer mudar, quem está do nosso lado precisa ter a coragem de se expor, mostrar a cara e dizer quem é”, explicou o secretário-geral do PL.
Em relação a Natal, Marinho afirmou que, visando 2026, há um compromisso firmado com apenas o deputado Paulinho Freire. O senador também esclareceu que não houve conversas com o partido União Brasil. Além de pré-candidato à Prefeitura de Natal, também há o apoio do senador Styvenson Valentim (PODEMOS). “Para nós, o importante é aglutinar forças para fazermos o maior número possível de prefeitos, ou do PL, ou de forças que convergem conosco dentro de um projeto nacional, para que em 2026, tenhamos êxito na eleição nacional”, afirmou Rogério Marinho.
Já sobre a visita em Mossoró, que ocorrerá nesta sexta-feira (16), o senador explicou que a escolha de Bolsonaro é para deixar claro que o PL e a direita mossoroense tem um lado. “O nosso candidato é Genivan Vale. O que nós precisamos é de líderes que não tenham medo de se expor. Em Mossoró, inclusive, tivemos um problema porque o atual prefeito não fez a campanha para Bolsonaro, apesar de ser extremamente ajudado”, afirmou Rogério Marinho.
O senador explicou que o projeto para o RN não é diferente do que está sendo feito no Brasil. Ele esclareceu que o objetivo é alinhar valores e princípios para que se forme uma maior bancada no congresso, estados e municípios. Marinho afirmou que neste ano, há mais de 600 candidaturas a vereador. “Por que votar no PL e não em outra legenda qualquer? Porque defendemos um conjunto de valores que se identificam com a maioria da população brasileira. Nós defendemos a liberdade como um bem intríseco e inalienável de cada cidadão, defendemos o direito da propriedade, defendemos o livre empreendedor, defendemos o Estado que seja enxuto mas que sirva a sociedade e defendemos a vida desde a concepção”, afirmou o líder da oposição no senado.