Pular para o conteúdo
Início » Plano visa reduzir filas de cirurgias eletivas no Rio Grande do Norte em mais de 50 hospitais

Plano visa reduzir filas de cirurgias eletivas no Rio Grande do Norte em mais de 50 hospitais

  • Saúde

O Rio Grande do Norte lançou um plano para reduzir as filas de cirurgias eletivas no estado, com a disponibilização de R$ 10 milhões para realizar mais de oito mil procedimentos em mais de 50 hospitais. A proposta foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na sexta-feira (31) e aguarda aprovação do Ministério da Saúde e faz parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas.

O plano foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), e aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite-RN (CIB). Serão realizados 8.195 procedimentos cirúrgicos de 20 tipos diferentes, baseados nas demandas apresentadas. Todo o processo será coordenado e monitorado pela Sesap, através do sistema Regula Cirurgias.

As cirurgias serão realizadas em mais de 50 hospitais das redes estadual, municipal, privada e filantrópica em 23 municípios de todas as regiões do RN. De acordo com a deliberação da CIB, 75% dos recursos serão destinados para procedimentos em adultos, 20% para facoemulsificação (tratamento de catarata) e 5% para procedimentos pediátricos.

O desempenho dos hospitais será monitorado por três meses. Caso não cumpram o número de cirurgias propostas, serão alertados nos dois primeiros meses e excluídos do plano no terceiro mês de descumprimento, com a realocação da verba para outros hospitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *