A pré-campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos de Parnamirim já tem data para iniciar. No segundo sábado do mês de julho (dia 8), será iniciada a vacinação na cidade, com o objetivo de alcançar a meta de imunizar 16.848 animais. Esse tipo de vacinação é anual e leva em consideração as informações disponibilizadas pelo calendário estadual de imunização, divulgado há poucos dias.
Em Parnamirim, a Unidade de Vigilância em Zoonoses vai disponibilizar equipes por toda a cidade para atender a população aos sábados e durante a semana, vai vacinar na própria UVZ, em Cajupiranga. No primeiro dia da pré-campanha, as equipes do município vão atender os bairros de Passagem de Areia, Rosa dos Ventos e Santos Reis, das 8h30 às 12h30, nos seguintes locais:
PASSAGEM DE AREIA
UBS Passagem de Areia 1 – Rua Pires de Campos, S/N;
UBS Passagem de Areia 2 – Rua Antônio Moreira, S/N, onde será a abertura oficial da Pré-Campanha;
NN Rações – Rua Luiza Maria Conceição Santiago, S/N;
ROSA DOS VENTOS
UBS Rosa dos Ventos (Caic) – Avenida Cândido Martins dos Santos;
Ponto da Ração – Rua Raquel Gomes de Castro, 676A;
SANTOS REIS
Expresso Rações – Rua Edgar Dantas, 357.
Até o dia 30 de setembro, escolhido como ‘Dia D da Vacinação Antirrábica’, serão contemplados com a presença das equipes da UVZ nos sábados, os bairros de Santa Tereza, Bela Parnamirim, Nova Esperança, Cohabinal, Vale do Sol, Liberdade, Jardim Planalto, Centro e Boa Esperança.
A VACINAÇÃO
Devem se vacinar cachorros e gatos a partir de 3 meses de vida. A família que tiver o cartão de vacinação do pet, pode levá-lo a um dos locais para a imunização contra a raiva. Os animais que não têm cartão também devem ser levados para vacinar. As equipes do município confeccionam um exemplar do cartão no momento do atendimento.
Os casos em que a vacinação antirrábica deve ser evitada são os seguintes:
Animais com menos de 3 meses de vida;
Animais que estejam tomando medicamento antibiótico; e Cadelas ou gatas que estão amamentando.
ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO
As equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses orientam que o adulto responsável pelo animal também compareça ao local de vacinação, evitando ao máximo mandar os animais com crianças e adolescentes. Essa ação se faz necessária porque durante a aplicação da vacina, há risco de estresse dos pets e acidentes com o dono do animal e com o aplicador do imunizante.
Um item de suma importância, que também merece destaque, é o transporte dos animais ao local de forma correta. A UVZ orienta que os animais sejam levados em caixas de transporte, equipamento especialmente projetado para evitar acidentes na ida ao local, na aplicação da vacina e no retorno para a residência.
Com a grande circulação de pets pelas ruas da cidade, por uma questão de segurança, também se faz necessário o uso de focinheira para os cães de médio e grande porte. Todos os cuidados e orientações objetivam que a população parnamirinense imunize seus cães e gatos com tranquilidade e segurança.
A partir do dia 8 de julho, em todos os sábados haverá vacinação pelos bairros da cidade. Quem não puder comparecer no sábado, pode procurar a Unidade de Vigilância em Zoonoses de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e na sexta-feira, das 7h30 às 14h30. A UVZ fica na Rua Parque da Tijuca, 1, no bairro de Cajupiranga.