O custo da carne bovina no Brasil apresenta sinais de alívio para o bolso do consumidor. Analistas apontam que o principal motivo por trás dessa trégua é o aumento da oferta disponível no mercado interno em 2023.
De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os preços das carnes registraram quatro quedas consecutivas nos primeiros quatro meses de 2023. A maior redução foi observada em fevereiro, com uma queda de 1,22%, enquanto a menor ocorreu em abril, com uma queda de 0,45%.
No acumulado do ano (janeiro a abril), os preços das carnes apresentam uma queda de 3,16%, e em um período de 12 meses, a redução é de 4,40%. Em comparação, o IPCA teve um aumento médio geral de 2,72% nos mesmos períodos.
Especialistas apontam que os produtores aproveitaram os preços elevados dos últimos anos para realizar investimentos, o que resultou em um aumento da capacidade produtiva do país.
Desta forma, com uma maior variedade de opções para os consumidores, as projeções indicam que a carne bovina, assim como outros alimentos, deve se afastar da lista dos principais vilões da inflação neste ano.
Segundo dados do IBGE, o abate de bovinos no Brasil aumentou 4,7% nos primeiros três meses de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022.