O prefeito de Natal, Álvaro Dias, se reuniu com o Sindicato dos Professores (Sinte-RN) para tratar sobre a atualização salarial da categoria. No encontro, realizado no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão nessa quinta-feira (23), o chefe do Executivo propôs reajuste de 6,42% para os servidores ativos.
“Sempre tive o maior respeito em ouvir, dialogar e procurar alternativas para resolver as demandas dos professores. Estamos propondo, através do recurso do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), um reajuste de 6,42% para os servidores ativos, retroativo a janeiro deste ano. A pandemia trouxe prejuízos incalculáveis, além de novas demandas. Por isso, preciso me guiar por critérios de responsabilidade, mantendo sobretudo nosso compromisso de pagar em dia todos os nossos servidores”, explicou o prefeito.
No entanto, a proposta foi considerada ruim pela categoria e deve ser negada. Os professores reclamam que a proposição sugere atualizar apenas 6,42% dos 12,84% devidos, pagar o acumulado de janeiro deste ano até agora, desconsidera o passivo de 2020, bem como não contempla os aposentados.
“Colocamos para ele que, sem uma proposta que contemple os aposentados, provavelmente a categoria vai rejeitar. Embora eu tenha dito que a proposta relativa aos aposentados possa ser mais flexível, uma vez que esse segmento não tem o Fundeb como fonte. Mas ele ignorou”, declarou Fátima Cardoso, coordenadora geral do Sinte.
Os professores vão se reunir em assembleia virtual na próxima segunda-feira (27), às 14 horas, para definir se aceitam ou não o que foi proposto pelo prefeito. Nessa quinta-feira (23), durante o encontro com Álvaro Dias, parte do grupo realizou um protesto em frente à sede prefeitura.