Pular para o conteúdo
Início » Prefeitura fecha acordo com Sinte, e professores terão 3,62% de reajuste salarial em Natal

Prefeitura fecha acordo com Sinte, e professores terão 3,62% de reajuste salarial em Natal

Prefeitura do Natal fechou um acordo com professores da rede municipal de ensino para pagamento do reajuste salarial de 2024, definido pelo Ministério da Educação em 3,62%.

Os detalhes do acordo foram fechados nesta quinta-feira (6), no Palácio Felipe Camarão, em reunião do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte).

aumento de 3,62% para os ativos será implantado no salário de junho e os valores retroativos, de janeiro a maio, serão pagos de junho a dezembro. No caso dos aposentados e pensionistas, tanto o reajuste de 3,62% quanto o retroativo serão parcelados até dezembro.

Depois da reunião, o prefeito Álvaro Dias assinou um projeto de lei e encaminhou para a Câmara Municipal.

Histórico de reajustes

Desde 2020, os professores de Natal receberam apenas dois reajustes: um de 6,42% em 2021 e outro de 7% em 2023. Pela lei, porém, os aumentos deveriam ter sido de 12,84% em 2020, outro de 33,24% em 2022 e mais um de 14,95% em 2023. Agora em 2024, terão os 3,62% definidos pela lei.

Prefeito e sindicalistas enaltecem diálogo

O prefeito Álvaro Dias afirmou o encontro mostra que a gestão municipal tem “respeito pela educação”.

“Em um processo com muito diálogo e transparência, conseguimos, dentro do contexto de possibilidades da Prefeitura, atender aos anseios da categoria. Dessa forma, estamos valorizando diretamente os professores com melhoria salarial e também temos valorizado indiretamente com investimentos em reformas, novos equipamentos e até mesmo na alimentação das nossas crianças, cuja merenda escolar per capta aumentou mais de 200%”, afirmou Álvaro Dias.

professora Thelma Farias, diretora de Comunicação do Sinte, elogiou o acordo durante o encontro na Prefeitura do Natal.

“Estamos muito satisfeitos que está acontecendo todo esse diálogo entre a gestão e a categoria. Esperamos que continue para que possamos avançar ainda mais”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *