O Rio Grande do Norte será contemplado, neste ano, com R$ 202,2 milhões para obras nas rodovias federais que cruzam o Estado. O recurso é a soma dos investimentos dos governos federal e estadual, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Caixa Econômica Federal e Governo do RN. Ao todo, serão R$ 109,4 milhões repassados via Superintendência Regional do Dnit; R$ 67 milhões através do Programa de Conservação, Manutenção e Restauração de Trechos Críticos da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sin); e outros R$ 25 milhões do Governo Federal para a construção de uma trincheira em Natal.
No Dnit, o orçamento encolheu 22,6% em comparação com 2021, quando foram repassados R$ 141 milhões. O montante destinado a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no RN (Dnit) está previsto na Lei Orçamentária Anual 2022 e será aplicado em três projetos principais: manutenção e recuperação da malha rodoviária; conclusão da duplicação da Reta Tabajara; e obras no viaduto do Gancho de Igapó, entre Natal e São Gonçalo do Amarante.
A maior parte dos recursos – R$ 52 milhões – será colocada na reestruturação e conservação das vias federais, como explica Eider Rocha, superintendente substituto do Dnit potiguar. “A gente tem muitos serviços de tapa buracos e nesse período de chuvas, pelo qual o Estado está passando, os serviços acabam demandando uma aplicação imediata desses investimentos. A gente tem diversos contratos, que cobrem toda a malha, com manutenção e restauração rodoviárias, e as empresas estão fazendo os serviços”, ressalta o servidor do órgão, que também é engenheiro civil.
Apesar da redução no orçamento, a superintendência diz que os recursos atendem a necessidade essencial do Estado. “É claro que outras intervenções, dependendo de recursos, poderiam ser executadas, mas o total de R$ 109 milhões atende o que é necessário para a manutenção e continuidade das obras que estão em andamento”, comenta Rocha.
Estado terá ações em 28 trechos
O Governo do Rio Grande do Norte está investindo R$ 50 milhões na recuperação de estradas, onde a operação tapa-buracos já não é suficiente. A verba será utilizada até agosto. Já a segunda etapa terá um orçamento de R$ 17 milhões e irá até dezembro.
Os trechos são:
Acesso Leste/Oeste (Mossoró);
Acesso, entroncamento da RN-118 / Boi Selado (Jucurutu) – toda a parte de pavimentação foi concluída, mas surgiram algumas inconformidades devido às chuvas e uma nova correção está em andamento;
Entroncamento em Patu, BR-226/Divisa RN-PB – falta 1,5 km a ser concluído;
Acesso que liga Tibau/Grossos – em execução;
Acesso do entroncamento da RN-064 / Boa Vista, em Ceará-Mirim;
Acesso do entroncamento da RN-177 com divisa RN/CE (São Rafael/Pereiro);
RN-016 (Entr. BR-304/Assu/Carnaubais);
RN-041 Entr. BR-304/Entronc. RN-042; RN-078;
RN-081 (Santana do Seridó/Entr. RN-086);
RN-129 (Entronc. BR-304 [Lajes] / Pedra Preta);
RN/BR-226 (São Vicente/Florânia);
RN-288 (Carnaúba dos Dantas/Divisa RN/PB);
RN-404 (Carnaubais/Vila Do Alemão);
Acesso ao Entronc. RN-003 (Espírito Santo/Jundiá);
Acesso Tibau/Grossos; RN-001 (Entronc. RN-093/Lagoa D’Anta);
RN-072 (Lucrécia/Umarizal); Acesso Entronc. RN-120 – Entronc. RN-269 (Nova Cruz); nRN-082 – Entronc. RN-089 (Ouro Branco) – Divisa RN-PB;
RN-087/ Entronc. BR-226 (Florânia) – Tenente Laurentino;
RN-088 (Jardim do Seridó) – Entronc. RN-086 (Parelhas);
RN-089 Entronc. BR-427 – Entronc. Rn-082 (Ouro Branco);
RN-160 – Vera Cruz – Entronc. RN-002 (A);
RN-203 Entronc. RN-023 (São Tomé) – Entronc. Br 104 (A) (Cerro Corá);
RN-203 Entronc. RN-120 – Entronc. RN-023 (São Tomé);
RN-221 Entronc. RN-401 – Entronc. RN-403 – Entronc. Br 406 (Macau);
RN-233 Olho d’Água do Milho – Entroc. BR-405 (Apodi);
RN-269 Barra do Cunhaú – Acesso a Vila Flor;
RN-288 São José do Seridó – Entronc. RN-118-BR-427 (A) (Caicó);
RN-407 Mulungu – Entronc. Estrada do Óleo.