Na manhã desta sexta-feira (24) o RN voltou a zerar os transplantes de coração por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A cirurgia foi realizada no Hospital Rio Grande, a partir do convênio firmado entre a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), Governo Federal e Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
O paciente doador, vítima de um acidente de trabalho, tinha 22 anos e faleceu no Hospital Walfredo Gurgel. Já o paciente receptor, que é da cidade de Cerro Corá, tem 25 anos e há cinco vinha fazendo tratamento cardíaco sem evolução. Há um ano ele aguardava na fila por um transplante.
A logística para realizar um transplante tem início com a doação do órgão através do consentimento dos familiares, em seguida o estado fica responsável pela captação desse órgão, para que posteriormente o município possa administrar a operação por meio da contratação de um prestador de serviço especializado, com recursos oriundos do Ministério da Saúde.
A cirurgia foi considerada um sucesso pela equipe médica. O paciente permanecerá em observação constante nos próximos dias.