Durante a 59ª edição da Festa do Boi, em 2021, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN), por meio da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (SPEA), em parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), estarão com dois pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos da campanha do Governo do Estado, RN+Limpo.
Os coletores ficarão disponíveis nos estandes da Caern e do Sebrae, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, dos dias 13 a 20 de novembro, período que ocorre a tradicional Festa do Boi. Para a subcoordenadora da SPEA, Iracy Wanderley, o Idema e a Caern promovem com esta ação a educação ambiental.
“O problema do lixo eletroeletrônico atinge a todos nós. O descarte correto de resíduos evita impactos ao meio ambiente. O Governo do Estado tem atuado com iniciativas de promoção a Educação Ambiental em todos os municípios potiguares. E quem quiser levar cabos, celulares, controles, teclados, estabilizadores, entre outros tipos de equipamentos, para serem depositados corretamente nos pontos de coleta na Festa. Além disso, podem conhecer mais sobre a Campanha e a importância de tratar o lixo eletrônico. Lembramos que no momento não estamos recebendo pilhas”, afirmou a gestora.
Confira a lista completa do material que pode ser descartado no site: www.rnmaislimpo.com.br.
Centro Sebrae de Sustentabilidade
Além disso, as pautas da inovação e da ESG nos Pequenos Negócios serão discutidas na Festa do Boi. A geógrafa, Educadora Ambiental e subcoordenadora de Planejamento e Educação Ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN), Iracy Wanderley, irá apresentar juntamente com a Socióloga e Educadora Ambiental da Caern, Marília Lima, os aspectos e impactos socioambientais da campanha RN+Limpo, na Conferência Estadual de Sustentabilidade do Sebrae, no próximo domingo (14), às 15h, no estande do Sebrae.
RN+Limpo
É a maior campanha para descarte correto de Resíduos Eletroeletrônicos no RN. Já recolheu 2.270,57 Kg de lixo eletroeletrônico. A campanha conta com o apoio das empresas Circular Brain e Natal Reciclagem, desenvolvendo ações que envolvem a Semarh/RN e diversos outros órgãos, como a SEEC, Igarn, Sedec.
O descarte de resíduos eletrônicos também pode ser feito por solicitação de coleta domiciliar ou em pontos de coletores instalados em Natal, os quais são, no Parque das Dunas, no escritório da Caern, na Avenida João Medeiros Filho, Zona Norte da capital, na Administração Central da Caern, em Tirol, existe ainda um ponto no Cajueiro de Pirangi, nas sedes da Semarh e Igarn.