Pular para o conteúdo

Ministro da Saúde reduz tempo de isolamento para pacientes de Covid sem sintomas

  • Cidades

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (10), a redução do período de isolamento para recém recuperadas de Covid, passando de 10 para 5 dias para pessoas que estão sem sintomas respiratórios, sem febre há 24 horas (sem o uso de antitérmico) e que tenham resultado negativo para teste PCR ou de antígeno. Para pessoas que estão com Covid leve ou moderada, o isolamento é de, no mínimo, 7 dias, sem teste.

No entanto, se ao 5º dia completo o paciente não tiver sintomas respiratórios e febre por um período de 24 horas, sem uso de antitérmico, ele pode fazer o teste (antígeno ou PCR). Se for negativo, ele pode sair do isolamento.

As medidas incluem o paciente no 7º dia que continuar com sintomas respiratórios ou febre, ele pode fazer o teste (PCR ou antígeno), caso dê negativo, pode sair do isolamento. Se der positivo, deve ficar resguardado até 10 dias e só sair quando não tiver mais sintomas.

Após 10 dias, se tiver sem sintomas respiratórios, não é necessário testar.

O Ministério da Saúde reforça ainda que o paciente que testou negativo para Covid e saiu do isolamento deve manter as recomendações até o 10º dia, como evitar aglomerações, evitar contato com pessoas com comorbidades, continuar usando máscara e outras medidas não farmacológicas.

As novas recomendações de acordo com a pasta foram ultilizada baseadas nas referências do centro de controle e prevenção de doença (CDC), dos Estados Unidos e do sistema nacional de saúde (NHS), da Inglaterra.

Queiroga lembrou que na França, por exemplo, o governo autorizou médicos infectados com Covid a seguirem atuando na linha de frente. Isso porque, entre outros motivos, a variante ômicron, predominante nos novos casos, tem mostrado sintomas mais leves.

“O CDC já deu essa recomendação [reduzir o isolamento]. O governo francês está inclusive autorizando profissionais de saúde que estão positivos a atender na linha de frente”, argumentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *