Durante essa quinta- feira (29), a Secretaria de Saúde recebeu, no Centro Administrativo, a visita técnica de integrantes da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, órgão do Ministério da Saúde, e da Sesap/RN.
O objetivo dessa visita é direcionar e ajudar a Secretaria de Saúde no que diz respeito à concessão da certificação de eliminação da transmissão vertical do vírus HIV, buscando aprimorar as ações, prevenção e diagnóstico e na qualificação da Vigilância Epidemiológica do município.
Pela manhã durante a reunião foi mostrado um diagnóstico de como estão sendo desenvolvidos os trabalhos da Secretaria de Saúde de Parnamirim e as suas ações no combate às as doenças de HIV/Aids, tuberculose, hepatites virais e Infecções Sexualmente Transmissiveis (ISTs).
Esse é um momento bastante importante para a saúde de Parnamirim. A busca pelo selo vai fortalecer a rede de atenção primaria do Sistema Único de Saúde (SUS) no município e ajudar na eliminação da transmissão Vertical, contando com o reconhecimento do Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A transmissão vertical do HIV ocorre da mãe para o feto, ainda no período de gestação, durante o parto ou na amamentação do bebê. Nestas fases, o contato com fluidos contaminados, tanto no líquido amniótico quanto no leite materno, pode levar a criança a desenvolver a doença antes mesmo dos primeiros anos de vida.
Durante a visita a equipe de Brasília composta por 5 integrantes, conheceu a UBS de Passagem de Areia 1, UBS Parque Industrial, Serviço Assistência Especializado (SAE), Laboratório Central e a Central de Diagnóstico de Parnamirim ( CCPAR), e também o Hospital Maternidade do Divino Amor.
Os critérios para a concessão do certificado são: o alcance e a manutenção de taxas de incidência, proporção anual de crianças infectadas pelo HIV; cobertura mínima de quatro consultas no pré-natal; cobertura de gestantes com pelo menos um teste para HIV no pré-natal, cobertura de gestantes vivendo com HIV em uso de terapia antirretroviral adequada.
Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesad, Thuliane Lopes, o selo de Erradicação de Transmissão Vertical pelo HIV, “atesta que o município de Parnamirim está no caminho certo com relação às ações que a rede municipal de saúde vem desenvolvendo com as pessoas portadoras de HIV. Também irá permitir um melhor trabalho nas políticas públicas para obter recursos que nos permita aprimorar ações voltadas para esse mesmo assunto”, disse.