O Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, o Coronel Araújo, comentou a pesquisa divulgada na última segunda-feira (20), que apontou Mossoró e Natal como duas das cidades mais violentas do Mundo, e contestou as infromações prestadas pela ONG Seguridad, Justicia y Paz, com sede no México.
De acordo com o estudo divulgado no início dessa semana, Mossoró é 11ª e Natal a 28ª cidade mais violenta do mundo, ocupando a 1ª e a 6ª posição, respectivamente, quando os dados avaliados englobam apenas o Brasil.
De acordo com o gestor da segurança pública do RN, os dados verdadeiros e oficiais são divulgados pela pasta e encaminhados à Secretaria Nacional de Segurança Pública.
“Todos os dados nossos são tabulados de forma transparente, são auditados, e nós encaminhamos esses dados ao Ministério da Justiça, à Secretaria Nacional de Segurança Pública, que é o órgão federal que tabula, e lá são feitas todas essas estatísticas. Então, esse é o órgão oficial que nós nos reportamos. Os demais são organismos que fazem estatística, nós não sabemos a metodologia utilizada, mas os dados nossos são reais e verdadeiros que são encaminhados ao Ministério da Justiça e são auditados”, diz o secretário Coronel Araújo.
Ainda segundo o gestor, os dados das duas cidades potiguares figurantes na lista das 50 mais violentas do mundo não correspondem com os colhidos pela Sesed.
“Tanto os dados de Mossoró, como os dados de Natal, não correspondem à realidade que foi publicada, e estamos a disposição para esclarecer de forma pontual”, explica Coronel Araújo.