A composição dos órgão administrativos do governo do estado do RN são 22 incluído a governadoria a vice governadoria, no entanto, ao se aproximar as eleições seis destes secretários irão disputar a corrida eleitoral de 2022, uma parte vai disputar a Câmara Federal, e outra parte para assembleia legislativa.
De acordo com informações repassadas pelo gabinete civil, os pretensos postulantes serão os secretário: Para deputado federal os que pretendem se candidatar são: Cadu Xavier (Tributação), Fernando Mineiro (Gestão de Projetos, Metas de Governo e Relações Institucionais) e Samanda Freitas (subsecretária Trabalho, Habitação e Assistência Social). e para deputado estadual: Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico), Júlia Arruda (Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos) e Pedro Lopes (Controladoria). Dos seis, o único que não concorrerá pelo PT será Jaime Calado, que disputará pelo PROS, no entanto este número pode aumentar tendo em vista as confirmações das candidatura só ocorrer após as convenções partidárias, que de acordo com o calendário eleitoral acontece entre 20 de julho e 5 de agosto, informações que foram repassadas por interlocutores do gabinete civil.
Os prazos para a desincompatibilização eleitoral são contados com base no dia da eleição e variam de três a seis meses, dependendo da classe a que o agente público pertence. A pessoa que deseja concorrer deve estar desincompatibilizada oficialmente no tempo estabelecido, sob pena de ter o pedido de registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral
Os seis secretários de Fátima Bezerra devem deixar o governo até o início de abril deste ano para disputar a eleição, já que para secretário de Estado o prazo é de seis meses que antecede o pleito, marcado o primeiro turno para o dia 2 de outubro próximo.