A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) orienta a manutenção do calendário da terceira dose da vacina contra covid-19 apenas para grupos prioritários. O motivo, segundo a secretaria, é o não recebimento de novos lotes desde o anúncio da Mega Vacinação feita esta semana pelo Ministério da Saúde.
Sem a chegada das doses para atender essa demanda, o Rio Grande do Norte fica impossibilitado de iniciar a vacinação por escalonamento do público acima dos 18 anos com a dose de reforço e a segunda dose do imunizante da Janssen, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (16).
De acordo com a Sesap, nesta sexta-feira (19), o estado recebe 59.670 doses do imunizante da Pfizer, mas elas destinadas para primeira e segunda dose dos adolescentes de 12 a 18 anos.
Até o momento, o estado tem 89% da população acima de 18 anos com a primeira dose e 75% com o esquema vacinal completo. Um dado alarmante é o atraso da segunda dose de 276.206 pessoas que não retornaram aos postos de saúde para a segunda dose.