Pular para o conteúdo

URGENTE: Trump cumpre promessa e anuncia tarifa de 50% para o regime brasileiro

  • Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em seu perfil no Truth Social (sua versão do antigo Twitter) uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciando uma taxa de 50% “sobre todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os Estados Unidos”, que passará a valer em 1º de agosto. A tarifa é adicional às já existentes e representa uma escalada inédita nas tensões comerciais entre os dois países.

De acordo com o documento, a medida é uma resposta às “práticas comerciais desleais” do Brasil e a supostos ataques do país à liberdade de expressão de empresas americanas. Ele critica ainda o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chama de “líder altamente respeitado” e vítima de uma “caça às bruxas”.

“É uma vergonha internacional”, escreve o presidente norte-americano, referindo-se ao processo que corre contra Bolsonaro. Para o americano, a postura do Planalto em relação ao ex-presidente contribuiu para sua decisão de impor as tarifas e ordenou o início imediato de uma investigação formal contra o Brasil no âmbito da Seção 301 – mecanismo usado por Washington para apurar práticas comerciais consideradas injustas por parte de outros países.

Trump também acusa o Supremo Tribunal Federal (STF) de violar a liberdade de expressão de cidadãos e empresas americanas ao emitir o que chama de “ordens de censura secretas e ilegais” contra plataformas de mídia social, as ameaçando com “multas e expulsão do mercado de mídia brasileiro”.

No texto, Trump condiciona qualquer eventual revisão da nova política tarifária à abertura do mercado brasileiro e à eliminação de tarifas e barreiras comerciais ao ingresso de produtos americanos no país. Ele também menciona que empresas brasileiras poderiam escapar da tarifa se passassem a produzir diretamente em território norte-americano.

“Por favor, entenda que os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país”, afirma o presidente, que ainda ameaça retaliar qualquer aumento de tarifas por parte do Brasil. “Se por qualquer razão o senhor decidir aumentar suas tarifas, qualquer que seja o valor escolhido, ele será adicionado aos 50% que cobraremos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *