Pular para o conteúdo

“Carta programática”da Federação “Carta programática”da Federação entre PT, PSB, PCdoB  entre PT, PSB, PCdoB e PV deve se concretizar 

  • Política

Está marcado para a próxima segunda (11), uma reunião para que seja iniciada as discussões sobre a “carta programática” da Federação o PT, o PSB, PCdoB e PV, além da continuidade do debate sobre os temas de organização. A confirmação veio da presidente nacional do PT e deputada federal pelo Paraná, Gleisi Hoffmann. “No caso de aprovação da Federação pelos partidos, a carta será a base para orientar as ações da Federação e seus integrantes. Com deliberação por 2/3, a Federação poderá ser um instrumento cotidiano de construção de consensos e de unidade política”, afirmou Gleisi ao Portal do PT.

Na última reunião onde foi debatido o tema foi sugerido que direção da frente deve ser composta por 50 integrantes, a ideia é de um colegiado em que cada partido e que tenha um número de representantes proporcional ao número de votos de cada sigla na Câmara dos Deputados.

Neste caso, o PT ficaria com 27 cadeiras, o PSB, com 15, o PCdoB e o PV teriam, cada um, 4 vagas. Para garantir que os partidos pequenos sejam ouvidos, deve ser instituída uma regra em que toda decisão precisará de um quórum mínimo de dois terços de votantes. Além disso, a federação deve ter um presidente e outros três vice-presidentes – totalizando uma vaga para cada sigla. Os partidos ainda discutem se adotarão um rodízio na presidência da federação, ou seja, em cada ano uma legenda ficaria com a presidência.

Pelo calendário do TSE, partidos e federações que tenham o desejo de participar das eleições de 2022 precisam estar registrados até 2 de abril deste ano, seis meses antes do primeiro turno da eleição presidencial. O apoio às candidaturas ao Planalto, contudo, tem mais tempo para ser discutido, até 15 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *