O ex-deputado federal Henrique Alves emitiu nota à imprensa sobre a recente condenação em ação de improbidade administrativa. A sentença é referente ao recebimento de mais de R$ 4 milhões em doações para sua campanha ao governo do Rio Grande do Norte em 2014.
Embora Alves tenha reafirmado sua posição e buscado justificar os fatos, a condenação reacende debates sobre a transparência e a legalidade nas campanhas eleitorais no estado. O caso segue repercutindo nos meios políticos e entre a população potiguar.
NOTA À IMPRENSA:
Em que pese condenatória, a própria sentença reconhece não haver prova de que HENRIQUE ALVES “prometia ou oferecia propina ou se envolvia direta e ostensivamente nas operações” objeto da acusação.
Sua condenação se deu ao argumento de que não seria crível que ele não soubesse da origem do dinheiro que teria sido doado à sua campanha ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte em 2014.
A defesa entende, no entanto, que nenhuma condenação pode ser fundamentada em crença pessoal do magistrado, que não esteja lastreada nas provas dos autos, e, por isso, irá recorrer da sentença.