Após mais de uma semana do início da vacinação para crianças de 5 a 11 anos, o Rio Grande do Norte vacinou menos da metade do que se esperava desde o início da campanha em 15 janeiro.
Os dados são da plataforma RN+ Vacina, que contabiliza um pouco mais de 89 mil crianças que receberam a primeira dose do imunizante, até esta terça (8).
De acordo com a Sesap era esperado que cerca de 200 mil vacinas já tivessem sido aplicadas, o que representa quase 60% das 340 mil crianças nessa faixa etária no estado. Atualmente, 26% desse público-alvo total recebeu o imunizante.
Para a coordenadora de vigilância em saúde do RN, Kelly Maia, esse cenário abaixo do esperado pode ter relação com características especificas da vacinação desse público, como depender de um responsável para ir ao posto.
“Nós entendemos todas as limitações desse público, que precisa de um responsável para estar levando ao local de vacinação. Muitas vezes esse responsável exerce as atividades laborais, ou seja, trabalha no mesmo horário em que as unidades estão aplicando essas vacinas”, explicou.
No entanto, mesmo com a baixa procura o estado do RN tem o terceiro maior percentual de crianças entre 5 e 11 anos vacinadas do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo (48%) e Distrito Federal (30%).